Cidade como Tela

24 abr 2014
Categoria: Novidades | Postado por: Fernanda | 1 comentário

Uma boa dica pra quem estiver de passagem por Nova York é visitar a exposição Cidade como Tela. A exposição recupera nomes do grafite local.

A trajetória do grafite, que passou de “vandalismo” a arte valorizada, é o tema da mostra “City as Canvas: Graffiti Art from the Martin Wong Collection” (“Cidade como Tela: Arte em Grafite da Coleção de Martin Wong”, em tradução livre), em cartaz até 24 de agosto no Museum of the City of New York.

Nova York nos anos 70 e 80 viu florescer a street art, catapultando nomes como Basquiat e Keith Haring ao status de estrelas globais, abrindo caminho para Banksy e companhia, num mercado que hoje atinge cifras milionárias em galerias e leilões mundo afora. Mas, além desses nomões, a cena era formada por uma geração criativa que ficou encapsulada naquele período. Martin Wong, nome-chave dessa turma não só porque pintava, mas porque colecionava a arte de rua da época, doou pouco antes de morrer, em 1999, sua larga coleção ao Museum of The City of Nova York, que inaugura agora uma exposição de seu legado.

“Hoje a arte em grafite é amplamente valorizada, mas muitos questionavam seus méritos durante o desenvolvimento do movimento nos anos 1970″, diz a diretora do museu, Susan Henshaw Jones.

Ela lembra que ainda hoje o grafite desperta reações apaixonadas em Nova York, tanto positivas quanto negativas, ao mesmo tempo em que continua fascinando moradores e turistas.

A história do movimento e de como passou de “vandalismo” a arte valorizada é contada por meio de 150 obras de nomes como CEY (Cey Adams), DAZE (Chris Ellis), FUTURA 2000 (Leonard McGurr), Keith Haring, LADY PINK (Sandra Fabara), LEE (Lee Quiñones) e vários outros. Há trabalhos feitos em papel e em telas tradicionais usando spray e tinta. Outros foram retirados de paredes das estações de metrô e ruas da cidade.

Período da exposição: 4 de fevereiro a 24 de Agosto

Localização: JAMES G. DINAN AND ELIZABETH R. MILLER GALLERY – FIRST FLOOR

Não deixe de visitar se estiver em Nova York!

Exposição NY

 

1 comentário neste post.

  1. Alexandre Hol disse:

    Mais uma vez o site trazendo artigos bem interessantes, recomendo a todos o site.
    Parabéns pelo site!!!

Deixe o seu comentário!