Tudo que você precisa saber sobre Pré- Natal

19 fev 2014
Categoria: Novidades | Postado por: Fernanda | Nenhum comentário

Ficou grávida mas não sabe ao certo tudo que precisa fazer? Não se desespere! Com esse guia completo você vai saber passo a passo de tudo que vai ter que fazer para ter uma gravidez tranquila. Consultas, avaliações físicas e diversos exames farão parte da sua vida a partir do momento que ficar grávida.

O Ministério da Saúde recomenda que a gestante visite o médico pelo menos seis vezes até o parto, mas grande parte dos especialistas prefere ver suas pacientes com uma frequência maior. Fundamental mesmo é não demorar para começar o acompanhamento. O atraso menstrual leva a paciente à consulta. Depois de constatada a gravidez, já se deve iniciar o pré-natal.

Embora o número de consultas varie de acordo com a conduta de cada médico e também conforme as peculiaridades da gestação, em geral a paciente é orientada a retornar ao consultório do obstetra mensalmente até o sétimo mês de gravidez. No oitavo, ocorrem duas visitas, uma em cada quinzena. Já no nono e último meses, o encontro com o especialista passa a ser semanal. Toda essa rotina serve para cuidar da saúde de mãe e filho e acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê. Estes são os pontos abordados e as avaliações feitas durante uma consulta de pré-natal:

– Conversa com a paciente para saber como anda seu estado geral, quais sintomas vem apresentando e, a partir da 20ª semana, indagação sobre os movimentos do feto.

– Medição da pressão arterial.

– Verificação do peso.

– Aferição da altura do útero e da circunferência abdominal.

– Ausculta dos batimentos cardíacos do feto.

– Solicitação de exames médicos (laboratoriais, de imagem e outros, se necessário).

Quanto aos exames, você terá que fazer, exame de sangue, urina, fezes, ultrassonografia intravaginal, ultrassonografia de translucência nucal, ultrassonografia morfológica, triagem de diabetes gestacional, ultrassonografia do terceiro trimestre, triagem do estreptococo beta- hemolítico. Também terá que fazer exames especiais, como, Biópsia do vilo corial , Amniocentese, Ultrassonografia transvaginal, Fibronectina fetal e Ecocardiografia fetal.

No mais é só curtir a gravidez, um momento mágico na vida de uma mulher.

Gostou? Deixe aqui seu comentário!

Fonte: Revista Bebê

tudo sobre ore natal

Tags:, , , ,

Nenhum comentário neste post.

Deixe o seu comentário!